terça-feira, 30 de novembro de 2010

Navegando nas Poesias de setembro de 2010

ALTERNATIVO NAVEGANDO NAS POESIAS
IMPRESSO CULTURAL
CRIADO EM SETEMBRO l987


Nº. 139 - SETEMBRO - 2010
Reproduza tirando xerox.
Caixa Postal 114566 - Ag. Campos/RJ
CEP 28.001 – 970

PARABÉNS!
NAVEGANDO NAS POESIAS, APAGANDO VINTE E DUAS VELINHAS.

Navegando nas Poesias – 23 anos de existência, de cunho gratuito, voltado exclusivamente para a educação e cultura, sem qualquer responsabilidade pelas matérias publicadas pelos respectivos autores.
O editor
@

SETEMBRO

05/9 - Dia da Amazônia
06/9 - Dia do Hino Nacional
07/9 - Dia da Independência - 1822
08/9 - Dia Internacional da Alfabetização
19/9 - Dia do Teatro
21/9 - Dia da Árvore
21/9 - Início da Primavera.
21/9 - Dia do Radialista e da Radiofusão.
27/9 - Dia Internacional do Idoso
27/9 - Dia do Cantor.


O IDOSO
Estendi a mão ao velhinho
que de uma esmola se fez pedir,
levantei-o do chão emudecido
que o sereno da madrugada fez cair.
Fiquei deveras surpreso,
os meus olhos estavam a lacrimar,
sem agasalho e sem meios de manter-se,
em pé, balbuciava alguma coisa,
como querendo falar.
Senti então uma forte sensação,
parecia ser aquele
que tanto queria encontrar,
para meu perdão solicitar.
Vi no seu olhar só ternura
de quem estava a ensejar
a mais humana e fraternal vida
que jamais poderia desprezar.
Disse-me que deveria crer
que todos dependem um dos outros
para dentro de uma graça concebida,
poder neste Mundo sobreviver.
E foi embora sem se despedir.
AGOSTINHO RODRIGUES /RJ
PARA UM AMIGO
Feito em função do “Dia do Amigo” – 2010

Vejo-te quando um sol escuro
toma o céu da vida
e quando a luz retorna
dourando os campos onde caminho.
Vejo-te quando um vento frio
recobre os prados do meu ser
e quando a brisa fresca
sopra trazendo perfume de flores.
Vejo-te quando trovões berram
sinfonias sem esperança
e quando brancas nuvens
bailam anunciando dias felizes.
Sei que me escutas mais do que deves,
me amparas mais do que podes,
me suportas mais do que imaginas.
Mas também sei que fazes isso
por um sentimento que é maior
do que as materialidades desse mundo
e mais sublime que as garbosas vestes
que as árvores usam na primavera.
Amigo, não posso ofertar nada mais
além da gratidão e de um sorriso sincero
e saibas que, nem o tempo, ainda que implacável,
nem o espaço, ainda que amplo,
nem a vida, ainda que finita,
pode apagar a luz cálida e forte
de uma amizade sincera.
CARLOS AUGUSTO SOUTO DE ALENCAR
Acadêmico da APLA , poeta e trovador
Campos/RJ
* Para meu padrinho, incentivador e, sobretudo, amigo Agostinho Rodrigues dedico este poema como homenagem pelo seu aniversário. Muito obrigado por tudo que tens me proporcionado. Um grande abraço do seu afilhado e família.”

[*] Carlos, a recíproca é verdadeira. Tens valorosos méritos e todos motivados pela existência do amor e determinação.

TROVAS
As fotos do meu passado
me trazem muita lembrançaV
com elas tenho guardado
meu sorriso de criança.
NEIVA S. FERNANDES
Campos dos Goytacazes/RJ.

Minha estante é o santuário
que abriga minh'alma tonta.
Cada livro é um rosário
e cada folha uma conta.
VILMAR RANGEL – Campos/RJ

Quem diz com sinceridade,
Não sei, mas vou aprender
Sabe mais que na verdade,
Quem diz “eu sei”, sem saber!
DIRCE DAVENIA GUAYATO/PR

Valiosas e inalcançáveis,
certas pessoas nos dão
uma impressão de intocáveis
peças de decoração.
CIDA VILHEMA/PR

A aurora rasga o seu véu;
traz belo dia de luz.
Com ele o “Sumo” do céu...
Caminho que nos conduz.
ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE/RJ

Poeta é um iluminado:
cantando as mágoas que tem,
torna o mundo encantado
e encanta o nosso também!
JOSÉ OUVERNAY/SP

Milhões e milhões de estrelas...
Que utilidades terão?
-Só sei, meu irmão, que ao vê-las
sinto Deus no meu coração.
A. A. ASSIS/RJ - PR

Família exemplar, unida,
que busca honrar seus valores,
enaltece a própria vida
em a vida entoa louvores
JOAMIR MEDEIROS/RN

Conselhos bons, de verdade,
por mais que já estejam velhos...
Recolho com humildade,
nas folhas dos evangelhos!...
FRANCISCO N. MACEDO R/N

REGISTROS
ACADEMIA CAMPISTA DE LETRAS

Sob a presidência do Exmo. Acadêmico Presidente Dr. Elmar Rodrigues Martins foi realizado no dia 16 de agosto de 2010, às 19 horas, na Sede do Sodalício, a solenidades de posse do neo – acadêmico, poeta, compositor, cantor e músico, professor Hélio de Freitas Coelho, passando a ocupar a cadeira 20, patronímica do poeta Heitor Silva.
As palavras de recepção foram proferidas pelo Acadêmico Comendador, Dr. Fernando da Silveira.
Após encerramento da solenidade foi proporcionado um apetitoso coquetel.
{*] O editor do Navegando nas Poesias se fez presente, desejando ao empossado muito sucesso na douta Casa de Cultura.
@

ACADEMIA IRAJAENSE DE LETRAS E ARTES
Rio de Janeiro/RJ,
CGC 73.563.546/0001-24
[Gestão 2009/2011]
Sob a Presidência do Exmo. Acadêmico professor e escritor João Antonio de Oliveira, a AILA continua com o projeto Sede Própria.
Da mesma forma, a concretização do sonhado Museu Histórico do Bairro de Irajá/RJ, por ser possuidor de relíquias históricas do Estado do Rio de Janeiro.
Contato: ACADEMIA IRAJAENSE DE LETRAS E ARTES – Caixa Postal nº 45025 – Agência Irajá – CEP 21323-970 a/c Acadêmico Presidente João Antonio de Oliveira e/ou Acadêmico Secretário João Andrade do Amaral.


Nestas meninas me olhando
em ruas por onde andei,
quanta criança sonhando
o que em criança sonhei.
LEILA MICCOLIS/RJ

Eu vi o tempo fechando
com chuva no meu quintal;
gotas e gotas rolando
no formato de cristal.
AGOSTINHO RODRIGUES/RJ

A tarde é toda rosada
sob um céu de lua e vênus.
Como a brisa é delicada
nestes momentos amenos.
HUMBERTO DEL MAESTRO

Sou qual ave em vôo livre,
circulando na amplidão,
os desenganos que eu tive
deixei jogados no chão.
APARECIDA MARIANO DE BARROS/SP

INESQUECÍVEIS

Infância – um reino encantado
onde reside a esperança.
E o tempo acaba o reinado...
E a vida muda a criança ...
APARÍCIO FERNANDES/RJ [+}

Saudade, meu bem, saudade
é tudo aquilo que fica
enquanto você se evade,
e o meu coração claudica.
ENO TEODORO WANKE/PR - RJ [+]

Na lira do trovador
há espinhos, dissabores,
mas também há muito amor,
muita paz, sorrisos, flores.
MARIA FEIJÓ/RJ [+]

A inveja tem seu castigo,
Deus mesmo é quem retribui:
Enquanto o invejado cresce,
o invejoso diminui...
ADELMAR TAVARES//PE - RJ [+]

Meu amor foi-se acabando...
Mas a saudade chegou:
- chuva boa refrescando
o chão que o sol causticou.
LILINHA FERNANDES/RJ [+]

Tocam-se os lábios, os braços,
e os olhos, que se provocam,
as mãos, as faces, as frontes...
E as almas nunca se tocam!.
CATULO DA PAIXÃO CEARENSE./MA – RJ [+]

UM POUCO DE MIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário